Música para seus ouvidos…

Dentre todas as formas de arte, a música provavelmente é a mais presente em nossas vidas, pontuando diariamente nossas atividades individuais e coletivas (de festas à funerais). Sua história está intrinsecamente ligada à história do desenvolvimento humano. Cada indivíduo utilizando-se de sua própria imaginação, emotividade, lembranças e referências culturais irá percebê-la de maneira diferenciada.

Selecionei algumas manifestações musicais interessantes através de instrumenos musicais inusitados.

Orgão de Garrafas de Cerveja (Beer Botle Organ)

Em 1798, cansado de ter que mandar afinar o orgão da igreja todo mês, o pastor da ilha de Helgoland encomendou a criação de um orgão que continuasse afinado mesmo após a mudança de clima e temperatura. O criador Johann Samuel Kühlewein inventou esse instrumento feito com garrafas de cerveja. Um sopro de ar é jogado em cima das garrafas que preenchidas com cera (hoje em dia óleo mineral), em quantidades diferentes, produzem os sons correspondentes às notas.

Atualmente, foi produzido pelos funcionários da loja Peterson StrobeTuners baseado no original de 1798.

O som do instrumento e mais informações.

Orgão do Mar (Morske Orgulje)

O Órgão do Mar musical está localizado nas margens do Zadar, na Croácia, É o primeiro órgão do mundo que é tocado pelo mar. Ele tem setenta metros de comprimento e 35 tubos musicalmente afinados com aberturas de apito na calçada. A água do mar e os movimentos dos vento produzem sons musicais aleatórios harmônicos que são ouvidos pelas pessoas.

Foi criado por Nikola Basic em 2005.

O som do instrumento e mais informações.

O Grande Orgão de Estalactite (Great Stalacpipe Organ)

Foi inventado em 1954 pelo Sr. LeIand W. Polvilhe de Springfield, um matemático e cientista eletrônico do Pentágono. Ele passou três anos pesquisando as cavernas Luray, na Virginia (EUA) e selecionou as estalactites que produziam sons correspondentes aos da escala musical e as conectou eletronicamente às teclas de um orgão.

Para vê-lo funcionando.

Orquestra de Tanques de Gasolina (Gas Tank Orchestra – GTO)

O GTO é um grupo de música experimental. Os instrumentos foram criados a partir de tanques de gasolina de carro e adaptados com lâminas de serra, fios e tubos de PVC. Foram concebidos e construídos pelo artista/músico Gregory J. Wildes.

Para ouvir a música deles e para mais informações.

Orquestra de Vegetais (The Vegetable Orchestra)

É um grupo musical austríaco que toca instrumentos feitos inteiramente de vegetais frescos. A orquestra foi fundada em 1998 e é formada por 11 músicos, um engenheiro de som, um artista de vídeo e um cozinheiro. Os instrumentos são confecciondos uma hora antes de cada apresentação e são cozidos em uma sopa após a performance.

A orquestra tocando e o site deles.

Outros grupos musicais que fazem música com objetos peculiares:

 

Scrap Arts

Cinco talentosos músicos de Vancouver, Canadá utilizam instrumentos de sucata e movimentos corporais. Liderados pelo percussionista Gregory Kozak.

O site deles.

Lelavision

O músico/escultor Ela Lamblin e a coreógrafa Leah Mann combinam formas de arte (escultura, música, coreografia, etc) para criar “música física”. Destaque para o interessante Rumitone (foto).

O site deles.

STOMP

O STOMP é um grupo de 8 pessoas que utilizam materiais simples, dança e teatro para criarem ritmos complexos em shows bem coreografados e orquestrados.

Para mais informações.

Boa semana para todos!

Sobre Juliana Lauletta
Formada em Cinema e Fotografia atualmente trabalho como freelancer nas áreas de Edição de Vídeo, Design, Fotografia, Tradução Inglês-Português e Locução.

One Response to Música para seus ouvidos…

  1. Hebert Kozu says:

    Gostei do ´som do mar… hehehe Sem bem que o de garrafas de cerveja me parece mais apetitoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: